Esperamos que você esteja animado(a) após estes voos ancorados pelas nuvens. Os percursos são diferentes e reconhecemos que as tentativas de voo, enfrentando os ventos e a ação de caminhar nas nuvens geram muitas reflexões e muitas aprendizagens. Agora chegou a hora de sacudir a poeira e mudar de posição. Estará agora com a cabeça e corpo também nas nuvens? Como vê a terra firme?
Após os exercícios perceptivos realizados nas trilhas anteriores, nessa trilha 3, você será convidado a produzir. A partir da compreensão da palavra âmbar, a intenção é que você possa elaborar suas concepções e iniciar seus processos criativos.
A poesia abaixo, de autoria da artista-pesquisadora Eliane Chaud (2021), pode ajudar a expandir suas ideias incluindo outros aspectos do ‘âmbar’, salientando múltiplas dimensões, sensações e percepções.
Âmbar
No sertão, em Goiás
É ver, respirar, ouvir e sentir
É estar, é viver.
Ver paisagem, plantas, cor
Luz que me envolve e me toma, cor.
Laranja avermelhado, vermelho alaranjado, laranja rosáceo, rosa alaranjado, amarelo, amarelo acastanhado, castanho amarelado, amarelo pequi, amarelo pamonha.
Cheiros.
Terra molhada, terra seca, cigarra, siriema, bem-te-vi, pardais.
Calor que não escorre, seco.
Resistência, resistente.
Ouvir prosas, proximidades, aconchegos.
Amarelo alaranjado, laranja amarelado, amarelo acobreado, castanho.
Campos e Veredas.
Espaços.
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Âmbar
é estar, é viver, sertão.
Como vimos na Trilha 2, cada artista-pesquisador/a começou a construir possíveis tonalidades da cor/luz e suas relações com diferentes formas, objetos, tempos (…) materializando esses pensamentos e vivências em imagens. As obras abaixo, “Horizonte cerrado” de Glayson Arcanjo (Ver Figura 14), “Guardados” de Eliane Chaud (Ver Figura 15) e “Livro-paisagem” de Adriana Mendonça (Ver Figura 16), são exemplos destas ações.
Fonte: Glayson Arcanjo
Fonte: Eliane Chaud
Fonte: Adriana Mendonça
O que você produziria, ou como você materializaria possíveis tonalidades de luz após pensar sobre a cor âmbar?
E ainda, o que produziria ao expandir as ideias e incluir outros aspectos do âmbar?
Você quer compartilhar com esse grupo de artistas-pesquisadores/as a materialização que criou? Tire uma fotografia dos elementos que reuniu e envie para educativaccufg@gmail.com