O Programa Educativo do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) visa desenvolver um espaço de aprendizagem que promova experiências em diálogo com produções artísticas. Para motivar essas experiências, o núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas do CCUFG, vem desenvolvendo ações propositivas e estudos, organizados em ‘dimensões’. São dimensões que possibilitam uma forma do e da participante ziguezaguear por deslocamentos possíveis como por exemplo: de lugar, tempo, espaço e ainda, ir muito além, combinando territórios.
A ação educativa para exposição “Com os pés plantados nas nuvens” foi pensada dentro da dimensão “Mediação”, que é uma dimensão que fomenta experimentações diversas com o público. A intenção é ampliar possibilidades de percepção e recepção para iniciar um processo ‘reflexivo’ que gradativamente vai se configurando em ‘interpretativo’ e assim, deflagrar momentos para construção do conhecimento.
Para conduzir a mediação para que essa ação aconteça, no ambiente digital, foi elaborado um material educativo, inicialmente em pdf, com base nas produções artísticas da exposição, nas conversas e textos dos artistas-pesquisadores do Grupo Âmbar. A partir desse material o/a visitante poderá realizar um percurso que é pensado por três trilhas. Cada trilha faz um convite para que o/a visitante/a encontre caminhos perceptivos que envolvem modos de conhecer e sentir o que está sendo exposto.
O material educativo foi pensado para, além de proporcionar um processo de mediação de forma individual, possa contribuir com educadores/as que desejam conectar processos de ensino-aprendizagem em arte, através de um processo de interação reflexiva, com os ‘olhares culturais’ que os artistas estão construindo em suas produções.
Nesse sentido, esse material educativo poderá estar em diálogo com os/as estudantes na escola, através dos/as professores/as de artes visuais, como proposta da dimensão denominada “Escolas” que é pensada para estudantes da educação formal, público escolar da educação básica, e articula um trabalho no espaço expositivo ou a partir dele envolvendo uma aproximação do universo curatorial com o trabalho pedagógico.
Projeto educativo de Valéria Fabiane Ferreira Cabral.