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Metadados
Nome do artista
Ano de produção
1992
Medidas
100 x 70 cm
Suporte Utilizado
Técnica utilizada
Biografia
Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos, gravador, fotógrafo e pintor, nascido em Santa Maria, RS, em 1941. Em 1954, muda-se para o Rio de Janeiro e dedica-se ao artesanato de joias, expostas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1963. Nesse mesmo ano, volta-se para o desenho e a pintura. Participa das mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1967, é um dos organizadores da mostra “Nova Objetividade Brasileira”, que procura fazer um balanço da vanguarda brasileira. Atua como cenógrafo e figurinista de peças teatrais. Produz pinturas figurativas, que revelam afinidades com o expressionismo e a arte pop. Durante a década de 1970, utiliza a fotografia e filmes Super-8 para estabelecer reflexões sobre a realidade. Atua ainda em colaboração com arquitetos, realizando painéis para diversos edifícios, empregando materiais e técnicas do artesanato popular. Em 1972, publica o caderno de desenhos “Texto em Branco”, pela editora Nova Fronteira. Durante os anos 1980, volta à pintura, produzindo quadros abstratos geométricos, nos quais explora, principalmente, tramas de losangos que determinam campos cromáticos. Desde o fim dos anos 1980, emprega pigmentos naturais e minérios, com os quais produz a base para trabalhos em superfícies diversas. Em 1997, realiza a série “Monotipias do Pantanal”, explorando o contato direto com o meio natural, transferindo para a tela texturas de pedras ou folhas. Participa em 2000 da coletiva “Brasil + 500: Mostra do Redescobrimento”, na Fundação Bienal, e “Século 20: Arte do Brasil”, no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, em Lisboa. Em 2008, lança o livro “Carlos Vergara” com ensaio fotográfico realizado entre 1972 e 1976, com registros do carnaval do Rio de Janeiro. Em 2010, participa de sua 10ª Bienal. Em 2014, apresenta a exposição Sudário, seguida de lançamento de livro.