Entre os dias 10 de janeiro e 10 de março de 2019, estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, iniciativa que vai premiar a trajetória profissional de cinco artistas plásticos.
No ano em que completa 15 anos, o prêmio passa a ser chamar Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, mudança que busca dar destaque à indústria brasileira, que realiza o projeto por meio do Sistema Indústria.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de março de 2019 online ou pelos correios. Neste site, você tem acesso ao regulamento, plataforma de inscrições,ficha de inscrição e autorização de uso de imagem.
Nesta edição, passa de 20 para 30 o número de artistas finalistas, cujos nomes serão anunciados em abril. Os cinco artistas premiados serão conhecidos na abertura da exposição dos finalistas, a ser realizada no segundo semestre de 2019 no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB – FAAP), em São Paulo.
Cada um dos cinco artistas ou coletivos premiados receberá uma bolsa de trabalho de R$ 50 mil. O prêmio não se limita a esse apoio financeiro, proporcionando ainda o acompanhamento dos vencedores por um curador ou crítico de arte. Além da mostra em São Paulo, as obras dos premiados vão percorrer outras cinco cidades do Brasil em mostras itinerantes.
Reconhecido no circuito da arte contemporânea, o prêmio já contemplou e foi um marco na carreira de 30 artistas brasileiros, entre os quais: Jonathas de Andrade e Carlos Mélo (Pernambuco), Berna Reale e Armando Queirós (Pará), Virginia de Medeiros (Bahia), Marcone Moreira (Maranhão), Laura Belém e Marilá Dardot (Minas Gerais), Sara Ramo (Espírito Santo), Eduardo Berliner (Rio de Janeiro), André Komatsu e Renata Lucas (São Paulo), Fernando Lindote (Santa Catarina) e Jaime Lauriano (São Paulo).